Novembro/2014, num final de semana prolongado seguimos para Alsace com as crianças. Se fosse direto dariam 5.30hs de Paris mas obviamente paramos uma vez para almoçar e fazer a nossa bebê andar um pouco.

Pegamos um apartamento pequeno com dois quartos, uma sala e cozinha pelo Airbnb na cidade de Colmar.

Alsace_01_web Alsace_02_web Alsace_03_web Alsace_04_web Alsace_05_web

Colmar. Uma cidade medieval que foi uma feliz surpresa por conta da sua riqueza em detalhes e suas casas muito bem preservadas. Esta é a Casa de Pfister, uma das mais bonitas casas medievais da cidade. Foi nesta cidade que nasceu Bartholdi, o escultor da estátua da Liberdade.

Alsace_06_web Alsace_07_web

E encontramos gárgulas por todos os lugares! :)

Alsace_09_web Alsace_10_web Alsace_08_web

SEGUNDO DIA

Após café da manhã seguimos para o castelo Haut-Koenigsbourg (5 km de distância). O castelo medieval que fica à 757 metros de altura, tem uma vista linda sobre a Alsácia, da Floresta Negra na Alemanha e em um dia bonito pode-se ver os Alpes Suiços. Explorar um castelo com um menino de 6 anos é fantástico. Um sobe e desce frenético de escadas. Já a pequena Lorena que estava louca para andar, tropeçava em todos os desníveis e pedras que um castelo medieval pode ter. C’est la vie :)

Para quem quer saber mais sobre o castelo, este é o website: http://www.haut-koenigsbourg.net

Alsace_11_web Alsace_23_webAlsace_12_web Alsace_13_web Alsace_14_web Alsace_15_web Alsace_16_web Alsace_17_web Alsace_18_web Alsace_19_web Alsace_20_web Alsace_21_web Alsace_22_web

Depois seguimos para ‘La Montagne des Singes’ – um passeio ao meio dos macacos. São 60 hectares de floresta onde andamos no meio de uns 200 Macacos-de-gibraltar. Todos livres!

Recebemos logo na entrada algumas instruçōes de não gritar ou correr e ao alimentar os macacos, esticar os braços e manter 1 metro de distância deles. Recebemos também, cada um, um punhado de pipoca para alimentá-los.

Vários guias andam pelo parque e podem responder perguntas sobre o comportamento dos macacos. Neste ano nasceram 12 filhotes e podemos ver alguns deles (mas não alimentá-los). Tão lindinhos! As crianças amaram a experiência!

http://www.montagnedessinges.com

Alsace_24_web Alsace_25_web Alsace_26_web Alsace_27_web Alsace_28_web Alsace_29_web

Depois disso ‘voamos’ para assistir ao show das águias ha 2km dali que começava em 30 min. La Volerie des Aigles. Uma demonstração das maiores aves de rapina voando livre sobre nossas cabeças no castelo medieval de Kintzheim. Já havíamos visto algumas apresentações de águias antes, mas esta foi fabulosa!

A explicação durante o show é instrutiva e em francês. Lá estavam águias, falcões, corujas gigantes e abutres, não fazendo um show com truques mas mostrando o seu comportando na natureza. Entre uma pessoa e outra que lhes jogavam um pedaço de carne, elas voavam num rasante que tivemos que abaixar nossas cabeças por várias vezes e uma vez até senti uma pena batendo em mim. Impressionante o tamanho de algumas das aves. O Theo foi super corajoso e se ofereceu para colocar a luva e deixar pousar uma águia royal. Well done Theo!

Tivemos sorte pois em dois dias as apresentações se encerram e só retornam em Abril.

http://www.voleriedesaigles.com

Alsace_30_web Alsace_31_web Alsace_32_web Alsace_33_web Alsace_34_web Alsace_35_web Alsace_36_web Alsace_37_web Alsace_38_web Alsace_39_web Alsace_40_web

TERCEIRO DIA

A previsão do tempo não era das melhores e de fato choveu grande parte do tempo, porém isso não impediu que os turistas saíssem para visitar uma cidade que foi eleita a cidade preferida dos franceses (Le village préféré des Français 2013). Eguisheim. Uma cidade de cartão postal na rota dos vinhos. As cores das casas medievais chamam a atenção desta cidade tão charmosa. Fiquei imaginando como seria uma visita no verão, com mesas de restaurantes postas nas calçadas e flores por todos os lugares. :)

Alsace_40b_web Alsace_41_web Alsace_42_web Alsace_43_web Alsace_44_web Alsace_45_web Alsace_46_web Alsace_47_web

Daí, depois do almoço seguimos para Riquewihr. Outra cidade medieval pitoresca que se prepara agora para montar as barracas de Natal. Até gostaríamos de ter encontrado Glühwein mas ainda era cedo, porém isso não impediu de comprarmos alguns bons vinhos e alguma decoração para nossa árvore de Natal.

Alsace_48_web Alsace_49_web Alsace_50_web Alsace_51_web Alsace_52_web Alsace_53_web Alsace_54_web Alsace_55_web Alsace_56_webAlsace_58_web Alsace_59b_web Alsace_60_web

QUARTO DIA

No dia seguinte seguimos a Floresta Negra (Schwarzwald) e visitamos Friburgo (Freiburg), na Alemanha. A cidade é interessante e foi bacana relembrar o estilo de vida alemão. Muitas pessoas de bicicleta, numa mistura de cidade histórica com cidade moderna e que segundo meu marido, mais parecia um shopping center gigante. (olha a dica, meninas!)

Alsace_61_web Alsace_62_web Alsace_63_web

Tinha alguém aqui que só queria saber de andar ou correr. Haja braço para segurar! rs

Alsace_64_web

Uma das coisas mais curiosas desta cidade são os seus pequenos canais alimentados pelo rio Dreisam que percorrem muitas ruas da cidade. São conhecidos como “Bächle”. Vem da palavra alemã ‘Bach’ para córrego e “le” como diminutivo. Aparentemente eles eram usados para irrigar terras agrícolas no início do século XIII. Foram bastante danificados durante a Segunda Guerra Mundial até que foram restaurados deixando-os como são hoje.

Deve ser interessante uma visita no verão, onde atividades sociais acontecem dentro ou ao redor dos Bächle. Eles são usados pelas criancas de uma maneira divertida como uso para corridas de barcos de papel e brincadeiras com amigos, os jovens estudantes universitários se sentam ao redor para papear e esfriar as cervejas e pessoas simplesmente tiram os sapatos e refrescam os pés dentro deles.

Alsace_68_web

A Catedral e a mais nova pose do Theo. Depois de tirar a foto, ele corria para ver como ele saiu!

Alsace_71_web Alsace_65_web Alsace_66_web Alsace_67_web

Outra coisa interessante são os mosaicos nas calçadas.

Alsace_69_web

E a viagem acabou com uma Floresta Negra!

Alsace_70_web

Advertisements